Os cavalos


Não podemos tratar o cavalo como uma mascote tão comum como o cão ou o gato, por seu tamanho, pelos seus cuidados especiais necessários, etc. O papel que ele desempenha como animal de companhia é de importância vital.

Os mecanismos que controlam as emoções do cavalo são similares à dos humanos. A sua inteligência já provada, eles são capazes de sentir emoções tão humanos como o medo, daí a sua reacção em possíveis perigos e ataques. Não é um animal agressivo, por isso é que prefere fugir do que enfrentar ataques.

Imagens de cavalos

Os cavalos têm uma certa sensibilidade. O ambiente e a atmosfera onde eles se movem afecta-lhes, e são especialmente sensíveis para com a pessoa que trata deles.

O cavalo tem um carácter sociável, e por isso necessita de comunicar com os outros membros da manada. É o mesmo sentimento que sentimos quando estamos rodeados de pessoas que nos quer e que nos apoia, o sentimento de segurança tão necessário para este animal. Eles têm a capacidade de transmitir emoções e podem estabelecer uma hierarquia dentro da sua manada sem violência.

A linguagem corporal pode ser muito ampla. Tanto o seu focinho como o seu corpo podem indicar o seu carácter, o seu estado de ânimo e o seu comportamento, que por sua vez é o básico para uma boa comunicação entre o amo e a mascote.


  
Condições de uso