Curiosidades


O estado de espírito dum cavalo pode variar como o das pessoas e assim na hora da competição, é necessário aproveitar as suas maiores virtudes.

O “vento de um cavalo” é uma doença que faz com que o cavalo faça uns ruídos estranhos durante a respiração, especialmente quando faz grandes esforços.

A Argentina é um dos poucos países do Mundo onde se cria o cavalo Árabe com caixilhos importados directamente da Arábia.

A técnica da doma em liberdade baseia-se no estudo do comportamento do cavalo e assim poder adaptar as atitudes de forma natural.

Para conhecer a idade de um cavalo, podemos ver a partir da sua dentadura. Se é jovem, não haverá cemento nos dentes à mostra e se é já mais velho, o cemento aparece desgastado e a sua dentadura estará inclinada.

Segundo os rumores, o cavalo não teve origem na Europa, mas sim que foi importado de alguma região oriental para uso doméstico.

Até à idade do bronze o Homem não utilizava o cavalo como elemento de trabalho.

Cavalos: Curiosidades

Os cavalos possuem um amplo campo de visão lateral, mas muito limitado ao frontal. A sua vista é boa em curto e longo alcance, mas não é assim tão boa a médias distâncias. Relativamente à sua visão distinguir cores, ele só distingue o verde, o amarelo e o cinzento.

Os cavalos têm a capacidade de reconhecer sons a grandes distancias e vozes familiares.

O cavalo utiliza o seu olfacto para procurar alimentos e no caso do potro, também para reconhecer a mãe.

O desporto hípico teve origem nos torneios e jogos com cavalos que se faziam enquanto se descansava da guerra.

O cavalo consegue pôr-se em três patas, o que lhe permite descansar e até dormir de pé.

O cavalo é curioso por natureza e isto é provado pelo facto de ele aproximar-se rapidamente à porta ou cancela quando alguém passa ou chama.

A gestação duma égua dura de 340 a 345 dias e a égua só dá à luz uma cria por parto.

A melhor forma de disciplinar os cavalos que mordem é com uma palmada no pescoço.

A mula é o resultado do cruzamento entre um burro macho e uma égua.

A vacina da gripe equina permite prevenir a doença em 80% dos casos. A vacina deve ser administrada a cada onze meses e demora quinze dias a fazer efeito.


Condições de uso