A doma


Cavalos de DomaNo mundo dos cavalos, existem várias actividades que mostram este animal em toda a sua beleza. Um exemplo é a doma clássica, ou também chamada “dressage” Graças a estas exibições podemos admirar a elegância e harmonia que são capazes de mostrar-nos. Esta actividade mostra a obediência do cavalo ao jóquei devido ao treino que este o deu. A doma é uma actividade complicada que requer muitas horas de esforço e dedicação, com o objectivo de mostrar o físico e os movimentos mais belos do cavalo.

Na doma, o contacto entre cavalo e cavaleiro é essencial para mostrar um equilíbrio perfeito e uma sensibilidade extrema. O objectivo desta doutrina é que o cavalo seja totalmente submisso e tranquilo.

A origem desta arte veio desde dos treinos militares feitos pelos soldados da Antiga Grécia, que tomavam conta de cavalos, e que viviam quase sempre com eles, o que fez com que os cavalos obtivessem uma enorme agilidade e força de reacção perante os obstáculos no campo de batalha. A história olímpica da doma clássica já vem de 1912, apesar de, até 1952, as mulheres não podiam participar neste desporto. Na competição da Doma Clássica, deve-se realizar uma serie de movimentos com uma sequência pré-estabelecida com um texto conhecido como “reprise”.

As provas de doma clássica têm lugar numa pista suave de 60 metros de comprimento por 20 de largura, onde os cavalos e os jóqueis devem mostrar o melhor de cada um. Três juízes avaliam os movimentos do equídeo, penalizando quando se passa um determinado tempo limite ou quando se comete algum erro. Para conseguir a perfeição, e portanto, a máxima disciplina nesta actividade, é necessário um treino duro e também de muita paciência da parte do jóquei.

O jóquei conseguirá a perfeição com equilíbrio, quando o cavalo obedece com calma, sem resistência nem confusão. Nesta disciplina pode-se realizar provas por equipas ou a solo. Uma das regras neste desporto é que o cavalo tem de ter mais de seis anos de idade.

Na competição, é proibido a utilização de vendas ou protectores. Neste desporto podem participar homens como mulheres, mas o vestuário deve ser de cor escura, com chapéu característico de cavaleiros e luvas brancas.


Condições de uso