Póneis


O pónei é um tipo de cavalo em miniatura, aliás é definido como cavalo pequeno com 148cm de altura. Todas as categorias admitem um centímetro a mais se ele estiver ferrado. « A Europa foi a origem destes potros de baixo tamanho no século XVII e a sua função era servir de mascote para príncipes. As espécies em miniatura do cavalo provêm de um cruzamento entre um Shetland e um Puro-Sangue de pequeno tamanho. Anos depois exportaram-se vários exemplares concebidos até a América, onde foram utilizados para transportar carvão e minerais das minas.

A divisão deste pequeno animal segundo o seu tamanho corresponde a:
Fotos de póneis Cavalos miniatura (Secção A): até 86,4 cm (34”).
Cavalos miniatura (Secção B): desde 86,4 cm até 96,5 cm (38”).
Póneis (Divisão A): até 110 cm.
Póneis (Divisão B): até 130 cm.
Póneis (Divisão C): até 140 cm.
Póneis (Divisão D): hasta 1,48 cm.

Quando pensamos no pónei, a imagem que vem logo à cabeça é a de um pequeno cavalo montado por uma criança. Montar póneis é uma actividade desconhecida para a maioria das pessoas. Qualquer das formas, existe muitas vantagens. A origem do pónei foi muito mais tardia do que a do cavalo. Este animal caracteriza-se pela sua grande força, o seu corpo arredondado e a sua patas traseiras potentes, mais o seu carácter bastante dócil, o que faz com que crianças e pais sintam-se atraídos por estes equídeos.

Este tipo de animais precisa de um lugar amplo para viver. Uma área de três metros quadrados já é adequada, mas quanto mais a amplitude, maior a comodidade. Outro aspecto a ter em conta é o cuidado que deve-se ter com as patas do pónei. A ração utilizada deve ser adequada para o seu tamanho e tem que ser verificada frequentemente para evitar problemas. A sua limpeza é uma das tarefas fundamentais que deve ser feita diariamente. Por último, calcular a quantidade adequada de ração ao longo do dia é a chave para conseguir uma alimentação equilibrada.


   
Condições de uso